Finalidade e Execução da Despesa Pública

http://slideplayer.com.br/slide/7444978/
Objetivando cumprir com suas finalidades de promover o bem-estar de todos, garantir o desenvolvimento da nação, reduzir as desigualdades sociais e preservar o meio ambiente sustentável mediante ações de educação ambiental, o Estado realiza diversas atividades e presta serviços à população, ações estas que demandam recursos financeiros, culminando nas despesas públicas.

Os recursos despendidos ou gastos pelo Estado pertencem ao povo, motivo pelo qual há regras para a arrecadação de receitas, administração dos recursos e finalmente a execução de despesas.

As regras gerais são estabelecidas pelo Poder Legislativo em nome dos cidadãos que lhe conferem tal prerrogativa. Para a eficaz execução das normas o Poder Executivo as regulamenta, seja através de decretos, portarias, instruções normativas ou outros instrumentos legais admitidos.

O primeiro ponto a ser entendido é que todos os Poderes executam suas próprias despesas, haja vista a independência  constitucional e harmônica dos Poderes de Estado, entretanto, quem executa a maior parte do orçamento é o Poder Executivo.

Cada Poder elabora dua proposta orçamentária, que nada mais é do que o planejamento para um exercício financeiro, e a encaminha ao Executivo, o qual tem a competência para consolidá-las e confeccionar uma única peça orçamentária, um único orçamento, em obediência ao Principio Orçamentário da Unidade.

Referencias

Carvalho, Deusvaldo. Manual completo de contabilidade pública (4ª ed.). Niterói, RJ: Impetus, 2017.

Ceccato, Márcio. Manual completo de contabilidade pública (4ª ed.). Niterói, RJ: Impetus, 2017.

Siga O contabilista nas redes sociais;

Facebook: https://www.facebook.com/ocontabilistasjrp

Instagram: https://www.instagram.com/ocontabilista/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Principais Pontos da Reforma Tributária

Carf afasta trava de 30% em caso de empresa extinta por incorporação

DIRF SERÁ DESCONTINUADA!